Você sabia que a doçura é um dos quesitos que se utiliza para a avaliação do café? Sim, a doçura não é um parâmetro subjetivo. Se o café que você pediu foi produzido somente com sementes de frutos maduros e se todas as etapas (colheita – beneficiamento – torrefação) do processo de produção foram bem conduzidas, então sua experiência sensorial será, certamente, doce!
Isto deve-se ao fato de que o processo de maturação do café gera açucares que tornam a fruta doce. Assim, no processo de torra a doçura natural dos grãos é caramelizada, o que pode resultar em um leve sabor de caramelo, castanha ou mesmo chocolate. Logo, é possível aprender a descobrir o sabor doce, natural, de um excelente café especial. Claro que isto pede um pouco de treinamento sensorial, mas vale a experiência.
Café com açúcar: um hábito arraigado na nossa sociedade
Nas cafeterias nem sempre o café oferecido é do tipo especial. No Brasil, muitos estabelecimentos negligenciam a qualidade dos grãos servidos a seus clientes, oferecendo uma xícara de café em que o amargor é o sabor predominante. Soma-se a isso a baixa qualificação de muitos profissionais que atuam no ramo, além do hábito cultural de não se interessar em conhecer o produto que se consome.
O amargor, que grande parte dos consumidores acreditam ser próprio da bebida, é um DEFEITO, advindo ou de grãos de baixa qualidade, de uma torra muito escura ou de um preparo inadequado. Até certo ponto o amargor é aceitável na bebida, em razão da cafeína, que possui esta característica, porém deve ser consideravelmente leve e apenas inicial, nunca residual.
Muitas pessoas adicionam açúcar no café para, apenas, mascarar o gosto “forte” – amargo/defeituoso – do café. Talvez seja interessante conhecer melhor sobre a bebida e buscar experimentar cafés de qualidade superior, ou seja, os ESPECIAIS, e aos poucos diminuir a quantidade de açúcar utilizado. Esta é uma forma de educação sensorial e de aprender a testar sua capacidade de adaptação. Com certeza vale a experiência, pois lhe permitirá perceber as inúmeras variedades de grãos produzidos.
Bons cafés e boas experiências!!!
Pablo Jaime, Barista e proprietário da Speciale Café.